domingo, 11 de março de 2007

Dead Combo - Vol. 2:Quando A Alma Não É Pequena LP 

Onde quer que os nossos pés assentem neste momento somos encaminhados para um passado colectivo dos mortos que já só na memória tem existência. E é no entrelaçar destas memórias que criamos texturas mentais vindas de um som que está para além dele e de nós próprios. Onde estavamos nós antes e para onde vamos Quando A Alma Não É Pequena? Lá fora nas ruas tudo parece colidir e dentro a melancolia da leveza do sentir leva-nos a desaparecer, tornando-nos invisíveis na fusão. Sentimos a vida tão devagar que acabamos sentindo o nosso coração na iminência de parar. A nostalgia é a do fado parecendo ouvir Maria Teresa de Noronha sussurrando ao nosso ouvido se os meus olhos te incomodam quando estão na tua frente, eu prometo arrancá-los e amar-te cegamente. Das fendas do passado surge também o flamengo, o tango e o western de Ennio Morricone. Quando A Alma Não É Pequena é ouvida sem palavras sendo os seus instrumentos a sua única linguagem. A viagem para o passado é assim mesmo: os mortos estão fechados em si mesmos, a nossa aproximação a eles é feita em silêncio das palavras.
O essencial dos instrumentos cabe ao combo Tó Trips na guitarra e Pedro Gonçalves no contrabaixo, guitarra, melódica e Kazzoo, havendo ainda um elenco de convidados para este vol. 2 como; Paulo Furtado, João Cardoso, Nuno Rafael, Sérgio Nascimento e Peixe.
(Dead and Company,2006)

sábado, 10 de março de 2007

Linda Martini - Olhos De Mongol LP

Mergulho para dentro do espaço sonoro perdendo na memória a necessidade de respirar ao olhar nos Olhos de Mongol. Encandeado pelas luzes da cidade à noite vejo a sua estrutura rock como se de aço assim fosse preenchido por limalhas de ferro. Esta noite, arranquei tudo de dentro de mim para pendurar estas molduras nas paredes interiores da minha cabeça. E Sinto A Cabeça Cair é o convite para os 42 minutos seguintes levados ao expoente da criatividade como: Dá-me A Tua Melhor Faca para dilacerar o espaço entre nós os dois. Quero Partir Para Ficar e dizer: Mãe, eu quero ficar sozinho...Mãe, eu não quero pensar mais...Mãe, eu quero morrer mãe...Eu quero desnascer, ir-me embora, sem sequer ter de ir embora... O Amor Combate nas ruínas d'o chão que pisas sou eu repetido até ao esquecimento da nossa existência enquanto um só. Os Olhos de Mongol são intermitências urbanas projectadas a partir dos Linda Martini para com todos os outros. Eles são a criação de; André Henriques na voz e guitarra, de Cláudia Guerreiro no baixo e harmónica, de Hélio Morais na bateria, e Pedro Geraldes e Sérgio Lemos nas guitarras. De sentido obrigatório é também o seu EP homónimo de 2004 para nos fazer sentir todo o processo de continuidade deste projecto.
(Naked,2006)